quinta-feira, 3 de setembro de 2009

BACK TO BLACK FESTIVAL


No ultimo final de semana de agosto os dias 28, 29 e 30 a estação Leopoldina no estado do Rio de Janeiro foi palco e cenário de evento Back 2 Black Festival, sem a menor sombra de dúvida o acontecimento foi muito bem divulgado;a presença de personalidades da cultura negra e da política comprovaram, temas como construindo utopias,cultura e desenvolvimento,a África na construção do mundo e o futuro foram assuntos abordados nos momentos de conferência, sem a menor sombra de dúvida tudo foi muito bem estruturado e organizado parabenizo toda a equipe de produção!

Mas vale ressaltar e questionar, estando o povo negro em pauta da discussão seria justo e correto que ele estivesse presente como cliente e dessa maneira visualizar como ele é retratado e quem sabe poder falar por si em questões sócio culturais, no meu ponto de vista com a bilheteria a R$ 60,00 nos cabe discutir qual a finalidade do evento, me parece mais um momento de oportunismo onde o o povo negro e sua cultura são utilizados como moeda quando não é promovida a inclusão do público tema do “Festival”!

Tenho mais algumas observações a fazer uma delas é a respeito do tema da conferência no da 29 quando cultura e desenvolvimento foram o foco! Concordo quando MV BILL brilhantemente defendeu o sistema de cotas como medida emergencial para as pessoas que não conseguem ingressar nas universidades públicas. Em outro momento ele e os demais presentes no palco compartilharam do mesmo sentimento, “o instrumento modificador de uma sociedade é a educação”; mas não podemos responsabilizar exclusivamente a educação por esse feito. Acima de tudo será sempre necessário que existam políticas públicas de promoção a educação e igualdade racial! Possuímos profissionais habilitados pra isso ok!

E finalizando... Discordo do título do festival! O negro ou os negros nunca se foram, sempre estiveram presentes no processo de construção sócio econômica do Brasil assim como da África e do planeta!

Beijos
Simone Criolla
Orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Home.aspx?hl=pt-BR&tab=w0

Nenhum comentário:

Postar um comentário